segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Trânsito Feliz - Retorno às aulas...



Tanto aqui em Batayporã como em Nova Andradina, hoje (dia 09) foi marcado pela volta às aulas. Lá O Demtran juntamente com Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão promovendo nesta primeira semana, abordagens educativas e distribuição de panfletos destinados principalmente aos pais de alunos e; nós enquanto Agentes de Trânsito daquele município também estamos inseridos nestas ações.
Particularmente vejo como louvável tal atitude, porém há que analisarmos o "produto final", ou seja, posterior à campanha observar os benefícios, os impactos bons ou ruins que a medida adotada causou.
Toda esta operação gera custos e muitas vezes não alcançam os índices desejados; vale salientar que no ano passado em todas as escolas de Nova Andradina estes profissionais estiveram promovendo palestras ao publico escolar.
O saldo final destas palestras, (e não estou falando do prêmio que receberam do Cetran); foi a meu ver muito baixo, haja vista que o trabalho de trânsito educativo só é eficaz se vir acompanhado da fiscalização punitiva. Educar hoje punir amanhã, sem esse conjunto é melhor evitar os gastos com educação de trânsito.
Em Nova Andradina assim como aqui, somente a polícia militar realiza um trabalho de fiscalização punitiva, o departamento de trânsito do município investe em educação, porém não atua através de seus Agentes (e eu sou um deles), na fiscalização.
O profeta diz: "A fé sem obras é morta", assim também é a Educação no Trânsito, sem a fiscalização ela não passa de mais um gasto para os cofres públicos.


Aqui minha opinião!

Nascimento.